sexta-feira, 11 de março de 2011

Harmonizando o quarto das crianças com o Feng Shui.
O quarto das crianças pode representar um desafio para os pais, pois na maioria das vezes tem de atender funções contrárias: a de dormir e a de brincar. Os pais visam assegurar que o sono de seus filhos se faça de noite e as brincadeiras durante o dia. Observamos os quartos de algumas crianças, que por razões óbvias, traduz o porquê as coisas não se passam exatamente como deveria ser; isto é, não existe no quarto uma linha divisória para as duas funções. Para uma criança, seu quarto deve também protegê-la e assegurar as suas necessidades à medida que ela cresce. Quando um quarto é compartilhado por outras crianças, cada uma deve ter um espaço privativo que sinta como seu, como camas, armários e até bancadas de estudo.
As cabeceiras das camas devem estar voltadas para o norte magnético, embora nem sempre seja possível devido ao layout do quarto. É importantíssimo que as crianças se sintam seguras visualizando a porta do quarto e sem estar com os pés voltados para a mesma. Cantos escuros podem gerar setores onde as crianças projetam formas estranhas e sombras suscetíveis a provocar distúrbios ou pânico.
Se você vai construir, procure posicionar o quarto das crianças voltado para o nascente do Sol; isto é para o leste.

Dicas na decoração
Evitar na decoração das paredes do quarto: espingardas, arco e flechas, espadas ou adagas para não ativar o elemento “Fogo” no ambiente.
À medida que as crianças crescem, tanto mental como fisicamente, uma parte do seu processo de aprendizagem consiste em elas serem capazes de fazer escolhas. As crianças sabem instintivamente qual o tipo de energia de que precisam para se sentirem seguras e protegidas e deviam ser autorizadas a planejarem elas próprias a forma e o conteúdo dos seus quartos e ter uma palavra a dizer sobre a decoração e cor dos mesmos, embora tal não se integre nos gostos dos pais. Nós fechamos às vezes os nossos quartos e gostamos que nossa decisão seja respeitada. As crianças, tal como nós, também precisam da sua privacidade; por isso, se lhes dermos o exemplo e lhes respeitarmos batendo à porta do quarto sempre que quisermos entrar, podemos, em troca, esperar ser tratados da mesma maneira.
Poderá haver uma lousa fixada em alguma parede para que as crianças possam deixar seus recados ou mostrar sua criatividade com desenhos, em lugar dos grafites no mobiliário e paredes.
Existindo algum quarto vago para as crianças brincarem, então deverá evitar-se por no quarto de dormir das crianças os brinquedos altamente estimulantes ou excitantes. No entanto, se o quarto servir para as duas funções, faça uma separação entre a área de dormir e a área onde estão guardados os brinquedos, providenciando para que estes não fiquem à vista das crianças durante a noite.
Se o chão for rígido(em madeira ou em cerâmica), um tapete macio junto à cama será agradável de manhã e proporcionará um bom começo de dia. Evite a forração total do piso com carpete ou tapete devido a problemas alérgicos. As mobílias com os cantos arredondados evitam acidentes. Se for a criança quem escolheu as cores, os pais podem ainda assim selecionar matizes dessas cores que se adaptem à personalidade da criança – mais calmos ou cores frias para equilibrar crianças mais ativas, mais vivos ou cores quentes para estimular as que tenham uma personalidade mais reticente. Obs.:evitar o vermelho.
Não utilizar vasos de plantas naturais no interior dos quartos; e sim, numa floreira externa abaixo da janela.
Não acender velas no interior do quarto.
O ideal é que sejam usadas persianas horizontais ou verticais em lugar das cortinas que representam focos de alergias.
É assustador o número de crianças muito pequenas que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola necessariamente do resto da família e afeta negativamente suas relações sociais com o exterior. Além desta consideração, a radiação eletromagnética emitida pelos televisores e computadores dentro dos quartos de crianças é também um fator preocupante, particularmente se se tratar de quartos pequenos, que, obviamente, concentrarão mais a poluição elétrica. Se for possível, retire todos os aparelhos elétricos do quarto das crianças e instale-os noutras áreas da casa.


As camas
As camas metálicas não são boas porque atraem a radiação eletromagnética. As de estrutura de madeira são mais aconselháveis. As camas do tipo beliche não são convenientes porque abaixam o Ch`i, tanto da criança que dorme em cima, muito perto do teto, como da que dorme em baixo, sentindo que tem por cima dela um corpo. Se as camas não puderem ser individuais, que sejam bicamas. Os dosséis por cima das camas podem acumular pó. Armários e vigas sobre as camas podem também causar efeitos debilitantes. As camas das crianças deverão ser munidas de uma cabeceira protetora e não estar encostadas a uma janela ou porta.

Outras considerações
Controlar o uso de telefones celulares em demasia pelas crianças em seus quartos.
Que os pais observem o nível de ruído gerado pelo aparelho de som no interior dos quartos.
Outra tarefa de responsabilidade dos pais, é a supervisão no quarto de seus filhos, para que não fiquem brinquedos pelo caminho, ou mesmo objetos quebrados ou cortantes que possam causar acidentes.
Não utilize incensos no quarto das crianças; a menos que já estejam acostumadas a determinadas fragrâncias.
Evitar que embalagens de balas e biscoitos fiquem soltas nos quartos atraindo insetos.


Dirceu Galhardi

Nenhum comentário: